A COVID-19 Pode Ser Transmitida Pelos Cães e Gatos?

Desde que surgiram casos do novo coronavírus no Brasil, está havendo uma série de informações e notícias falsas acerca da nova doença. Por isso, devido a algumas desinformações veiculadas em redes sociais referentes à relação do Covid-19 com o coronavírus canino, decidimos fazer um pequeno texto que resume a real relação desses vírus.

O Covid-19 faz parte da família Coronaviridae, popularmente conhecida como coronavírus. Dentro dessa família existem diversas espécies de vírus que por coincidência taxonômica, também são apelidados da mesma forma, que é o exemplo do coronavírus canino (CCov) e do coronavírus felino (FCov), porém, a única relação entre esses vírus está em alguns aspectos morfológicos, ou seja, de sua composição estrutural, o que justifica fazerem parte da mesma família. Reforçamos ainda que, independente de estarem dentro da mesma família e possuírem morfologia semelhante, tais vírus acometem espécies diferentes, se manifestam de formas diferentes e apresentam diversas variações no que se refere à sua forma de infectar; ou seja, causam doenças completamente diferentes.

Conclui-se então que: o Covid-19 não pode ser transmitido por cães e gatos e a vacina canina polivalente (V10) imuniza apenas contra o coronavírus canino, não havendo relação de imunização com o Covid-19. #V10 #coronaviruscanino #coronavirusfelino #covid-19 #covid19 #coronavirus

Deixe um comentário

Nota: HTML não permitido!
    Ruim           Bom